A educação na prisão: hesitações, limites e possibilidades

Autores

  • Mariângela Graciano USP - Universidade de São Paulo / São Paulo - SP
  • Flávia Schilling USP – Universidade de São Paulo / São Paulo - SP

Palavras-chave:

Educação, Prisões, Direitos humanos,

Resumo

Este artigo busca analisar a oferta da educação escolar no sistema prisional de São Paulo com base nas reflexões propostas por Foucault (1988) acerca da prisão, seus objetivos e mecanismos de funcionamento Qual seria o lugar possível da educação em uma prisão? Estas são algumas interrogações que permeiam este debate e traçam os contornos centrais de uma história que pode ser qualificada, no mínimo, como “hesitante”, em torno da educação prisional. Para fundamentar este debate discute-se a educação prisional como uma modalidade da Educação de Jovens e Adultos, sua relação com os Direitos Humanos, seus contornos legais e administrativos e, especificamente, o caso da educação escolar na Penitenciária Feminina da Capital.

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Como Citar

GRACIANO, M.; SCHILLING, F. A educação na prisão: hesitações, limites e possibilidades. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 13, n. 25, 2008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1148. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos