O discurso médico-científico acerca da relação epilepsia e trabalho: Prescrições, limites e possibilidades ao sujeito trabalhador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11832

Palavras-chave:

Epilepsia, Trabalho, Subjetividade,

Resumo

O ensaio busca problematizar as concepções relativas à epilepsia e, em especial, ao discurso médico-científico sobre as relações existentes entre essa doença e a vida de trabalho. A partir de uma revisão de literatura não exaustiva, são retomados elementos históricos e conceituais, tendo como objetivo identificar como a epilepsia foi concebida no ocidente até ser encampada pelo saber científico e como esse saber discorreu a respeito da capacitação ou da incapacitação do sujeito acometido para o trabalho remunerado. Constata-se que, declinado o discurso pré-moderno, a ciência médica apropria-se da epilepsia, dando a ela o status de doença orgânica. Entretanto, o estigma, antes incitado por interpretações obscuras, não foi extinto, interferindo na relação do sujeito acometido com o outro, sobretudo quando se compreende que trabalhar é uma forma de relação social, em que o corpo e a subjetividade estão envolvidos. Nota-se que argumentos técnicos sustentados na perspectiva do risco e da segurança geram prescrições limitadoras à vida laboral, leitura esta, ponderada em âmbito acadêmico por discursos que visam preservar a autonomia pessoal na epilepsia, havendo a coabitação desses discursos na contemporaneidade. Os pressupostos foucaultianos relativos a tais discursos, na perspectiva do saber-poder, permitem ampliar a lucidez acerca da efetiva materialidade orgânica desse mal, destacando-a da apreensão discursiva do fenômeno e seus efeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vando Golfetto, UPF – Universidade de Passo Fundo. PPGEH – Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Passo Fundo – RS – Brasil.

Educador físico. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Jarbas Dametto, UPF – Universidade de Passo Fundo. PPGEH – Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Passo Fundo – RS – Brasil.

Psicólogo, Doutor em Educação.

Cleide Fátima Moretto, UPF – Universidade de Passo Fundo. PPGEH – Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Passo Fundo – RS – Brasil. 99052-900

Economista. Doutora em Teoria Econômica. Docente do Programa de Pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho.

Downloads

Publicado

29/01/2020

Como Citar

GOLFETTO, V.; DAMETTO, J.; MORETTO, C. F. O discurso médico-científico acerca da relação epilepsia e trabalho: Prescrições, limites e possibilidades ao sujeito trabalhador. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 47, 2020. DOI: 10.52780/res.11832. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11832. Acesso em: 23 abr. 2024.