Elites científicas do clima: Formação do campo em escala nacional e internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.13107

Palavras-chave:

Elites científicas, Ciências climáticas, Campo científico, Mudanças climáticas

Resumo

O presente artigo pretende discutir a importância das ciências do clima e sua conformação atual, defendendo que é importante retomar a temática das elites científicas para entender os rumos atuais da discussão sobre mudanças climáticas. A abordagem de Bourdieu sobre a temática do campo científico e as formas de acumulação de capital auxilia na compreensão das alterações das ciências meteorológicas frente aos desafios mais recentes das mudanças climáticas nas últimas décadas. O texto analisa o desenvolvimento das ciências do clima em escala internacional e o papel desempenhado pelo International Panel for Climate Change (IPCC) na redistribuição dos créditos científicos consagrados na área. Ao final o texto trata do modo como as elites brasileiras vêm se reorganizando para se situar frente aos setores hegemônicos internacionais que comandam a agenda de pesquisa sobre mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Haddad Novaes de Andrade, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências Sociais. São Carlos - SP

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e membro do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar.

Downloads

Publicado

05/01/2021

Como Citar

ANDRADE, T. . Elites científicas do clima: Formação do campo em escala nacional e internacional. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.13107. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/13107. Acesso em: 12 dez. 2024.