Fact-checking: uma análise da checagem de informação política do projeto Truco!
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.13109Palavras-chave:
Internet, Discurso político, Ciberpolítica, Fact-checking, Checagem de informação,Resumo
O artigo tem por objetivo analisar a produção e divulgação de informação política na plataforma digital Truco!, um projeto de fact-checking – checagem de informação – da Agência Pública desenvolvido para as eleições 2014. A iniciativa, uma das pioneiras no Brasil, levantava discursos dos candidatos à presidência no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na televisão e verificava as declarações comparando-as com dados disponíveis. A conclusão da verificação, publicada na internet, revelava se as falas continham informações corretas, sem contexto, distorcidas ou falsas. A metodologia consistiu na elaboração de indicadores para coleta de dados primários e entrevistas individuais. Os resultados permitem identificar um trabalho de jornalismo investigativo de qualidade, revelando um processo para a checagem e a ampliação do conteúdo político sobre temáticas surgidas no HGPE. Assim, construiu-se um espaço de contrainformação, com possibilidade de pensar a prática de checagem para fazer frente a um fenômeno recente, os casos de fake news – notícias falsas.
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