Tendências católicas: perspectivas do cristianismo da libertação
Palavras-chave:
Sociologia da Religião, Catolicismo, Tendências católicas, Teologia da libertação,Resumo
O texto analisa as diferentes vertentes da Igreja Católica no Brasil, apresentando-as a partir de teóricos da própria Igreja das ciências sociais. Em seguida, discute-se a tendência ligada à Teologia da Libertação, chamada de Cristianismo da Libertação. Afirma-se que o conceito de “Tendências Internas do Catolicismo” é mais apropriado para compreender os processos internos do catolicismo e que, atualmente, a Teologia da Libertação vem perdendo espaço no cenário religioso. Isso ocorre em virtude de questões internas – como o fortalecimento do movimento carismático – e externas – como o advento do neoliberalismo. Diante dessa situação, esse segmento assume uma nova postura de atuação, que tem como idéia central a construção de mudanças “de baixo para cima” e em longo prazo. Conclui-se que houve um recuo programático dessa tendência que passa a priorizar sua ação no interior da Igreja e a valorizar temas como espiritualidade, ecologia e cultura em detrimento da dimensão política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.