Metamorfoses do simbólico no brasil rural – As transformações do início do século XXI vistas por meio de um personagem clássico da formação do Brasil, o caipira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.13262

Palavras-chave:

Modos de dominação, Poder simbólico, Nova ruralidade,

Resumo

Na análise das transformações brasileiras do século XXI há polarizações envolvendo enaltecimento de mudanças inéditas na história do país e argumentação sobre o alcance limitado destas na crise contemporânea. Este artigo contorna estes extremos afirmando que o período expressa mudanças nas bases da dominação, focalizadas nas metamorfoses do caipira no Brasil rural e interiorano. Esta é retratada em estudos clássicos sobre Cunha-SP e Bofete-SP e revisitada no presente, destacando-se três aspectos: os anos 2000 recompõem o caipira na hierarquia social, combinando alterações e atualizações de velhas estruturas de dominação; novas ruralidades evidenciam processos heterogêneos de preservação de autonomia e tradição do caipira sob formas de contratualização da racionalidade capitalista e do mundo urbano e pós-industrial; aspectos ressaltados pelos clássicos da formação brasileira têm sustentação se entendidos sob o prisma das metamorfoses e articulações do material e do simbólico, das interdependências entre local e extra local, e das interpenetrações entre passado e presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/01/2020

Como Citar

KLEEB, S.; FAVARETO, A. Metamorfoses do simbólico no brasil rural – As transformações do início do século XXI vistas por meio de um personagem clássico da formação do Brasil, o caipira. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 47, 2020. DOI: 10.52780/res.13262. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/13262. Acesso em: 16 abr. 2024.