Diretrizes e contradições da Doutrina De Segurança Nacional expostas no arquivo de documentos do Serviço Nacional De Informações do Paraná (1964-85)

Autores

  • José Wilson Assis Neves Júnior Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – (UNESP/FFC), Marília – SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0692-0740

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.13405

Palavras-chave:

Pensamento Político Brasileiro, Serviço Nacional de Informações (SNI), Ditadura Militar Brasileira, Ideologias

Resumo

O presente artigo visa analisar as fontes inéditas do Arquivo de Documentos do Serviço Nacional de Informações do Paraná provenientes do período de ditadura militar brasileira (1964-1985), disponíveis no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (NDPH-UEL). As fontes são abordadas a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético de matriz lukácsiana, atentando às relações que se estabelecem entre as condições materiais da realidade concreta e as configurações das perspectivas filosófico-ideológicas. Em um primeiro momento, debruça-se na investigação das diretrizes internas de atuação dos agentes que compunham a comunidade de informações. Em seguida, são elencadas as contradições inerentes ao processo de ações persecutórias no combate à subversão, apontando a conivência da comunidade de informações com setores da sociedade civil tendencialmente fascizantes. Evidencia-se o método de racionalização a partir de princípios doutrinários que marcaram as investigações do Serviço Nacional de Informações (SNI) no Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wilson Assis Neves Júnior, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – (UNESP/FFC), Marília – SP – Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/Marília. Bolsista Capes. Mestre e bacharel em Ciências Sociais pela UEL. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano.

Downloads

Publicado

22/09/2021

Como Citar

NEVES JÚNIOR, J. W. A. Diretrizes e contradições da Doutrina De Segurança Nacional expostas no arquivo de documentos do Serviço Nacional De Informações do Paraná (1964-85). Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 26, n. 51, 2021. DOI: 10.52780/res.13405. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/13405. Acesso em: 19 abr. 2024.