Diretrizes e contradições da Doutrina De Segurança Nacional expostas no arquivo de documentos do Serviço Nacional De Informações do Paraná (1964-85)
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.13405Palavras-chave:
Pensamento Político Brasileiro, Serviço Nacional de Informações (SNI), Ditadura Militar Brasileira, IdeologiasResumo
O presente artigo visa analisar as fontes inéditas do Arquivo de Documentos do Serviço Nacional de Informações do Paraná provenientes do período de ditadura militar brasileira (1964-1985), disponíveis no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (NDPH-UEL). As fontes são abordadas a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético de matriz lukácsiana, atentando às relações que se estabelecem entre as condições materiais da realidade concreta e as configurações das perspectivas filosófico-ideológicas. Em um primeiro momento, debruça-se na investigação das diretrizes internas de atuação dos agentes que compunham a comunidade de informações. Em seguida, são elencadas as contradições inerentes ao processo de ações persecutórias no combate à subversão, apontando a conivência da comunidade de informações com setores da sociedade civil tendencialmente fascizantes. Evidencia-se o método de racionalização a partir de princípios doutrinários que marcaram as investigações do Serviço Nacional de Informações (SNI) no Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.