Cidadania, desenvolvimento e comparecimento eleitoral
condicionantes da participação política em pequenos municípios
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.14753Palavras-chave:
Eleições municipais, Pequenos municípios, Abstenção eleitoralResumo
O objetivo do artigo é discutir os índices de comparecimento eleitoral nos pequenos municípios brasileiros. Quais fatores interferem na participação das zonas eleitorais locais? Os contextos socioeconômico e demográfico podem ser considerados variáveis para compreensão dos índices de participação eleitoral? Se sim, como? Analisamos os casos dos municípios com maior abstenção, e os municípios com maior comparecimento nas eleições de 2016. Foram analisados dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e realizada uma regressão linear múltipla a partir das variáveis disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE). A hipótese é que o desenvolvimento socioeconômico do município influencia nos índices de participação eleitoral local. A partir dos resultados, o artigo traça algumas reflexões sobre a influência das características sociodemográficas nas taxas de comparecimento e abstenção eleitoral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.