Mídias sociais digitais, participação política e protestos anticorrupção

Autores

  • Wilson José Ferreira de Oliveira UFS – Universidade Federal de Sergipe – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. São Cristóvão – SE – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8105-8885

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.14759

Palavras-chave:

Mídias sociais digitais, Participação política, Protesto anticorrupção

Resumo

A utilização de mídias sociais digitais como instrumento para o recrutamento e a participação em eventos de protesto tem sido considerada pela literatura internacional como um dos principais ingredientes da transformação nas condições e dinâmicas de participação política nos últimos anos. No Brasil, os “protestos de junho” em 2013 evidenciaram a intensificação do uso da internet e das redes sociais no recrutamento e mobilização política. Este artigo pretende demonstrar que, o uso de tais ferramentas nos protestos anticorrupção no Brasil, a partir da onda de protestos iniciada internacionalmente em 2011, expressou o enfrentamento a um sistema político que monopolizava e represava insatisfações e demandas por transformação. Ele se tornou aos poucos um dos principais veículos de aglutinação, manifestação e ação de organizações, grupos e lideranças liberais, conservadores e de direita em torno de uma agenda comum. Esta análise mostra a relevância da dimensão política para compreender o processo de utilização das mídias sociais digitais na dinâmica da participação política.

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Publicado

21/05/2021

Como Citar

OLIVEIRA, W. J. F. de. Mídias sociais digitais, participação política e protestos anticorrupção. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 26, n. 50, 2021. DOI: 10.52780/res.14759. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14759. Acesso em: 27 nov. 2024.