Atuação secular da bancada religiosa na Câmara dos Deputados (2011-2018)
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v27i00.15233Palavras-chave:
Câmara dos Deputados, Bancada religiosa, Ação legislativa, Projetos de lei, Repertório secularResumo
A literatura da Ciência Política brasileira demonstra que a bancada religiosa atua na Câmara dos Deputados de modo a defender pautas tipicamente conservadoras, ligadas à moral cristã e aos costumes tradicionais. Porém, são escassos os trabalhos sobre o comportamento dos religiosos em debates alheios a esses temas. Este artigo analisa o desempenho de evangélicos e católicos carismáticos durante a 54ª e a 55ª legislaturas, enfatizando o seu interesse por pautas seculares. Para tanto, elaboramos um banco por meio de Data Science e webscraping, sendo os dados analisados com o auxílio de software Python e R. O banco compreende, entre outros aspectos, a participação em comissões e os projetos de lei protocolados pelos deputados religiosos no período. Foi possível averiguar que há agendas que extrapolam a temática dos costumes, revelando interesse por determinadas pautas normalmente consideradas como seculares, mas do interesse da bancada religiosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.