Afiliação religiosa e desenvolvimento econômico no Brasil
fatores associados à constituição de uma mentalidade progressista entre católicos e evangélicos pentecostais
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.15347Palavras-chave:
Desenvolvimento, Religião, Pentecostalismo, Renovacionista, Capitalismo democrático, Mentalidade socialResumo
Este artigo trata da relação entre religião e um conjunto de valores e atitudes, batizado por Lawrence Harrison de “mentalidade progressista”, considerado favorável ao desenvolvimento econômico. Usando dados de pesquisa conduzida no Rio de Janeiro-RJ, os autores investigam a relação entre afiliação religiosa e essa mentalidade. Através de técnicas de análise de dados multivariados, a pesquisa buscou identificar associação entre atitudes e afiliação religiosa. Indivíduos religiosos sem instituição e aqueles com religiosidade baixa ou latente sem filiação mostram-se mais orientados por comportamentos que dão centralidade ao indivíduo visto em sua singularidade, enquanto membros de grupos religiosos demonstraram atitudes mais socialmente orientadas. Evidências sugerem convergência no padrão de comportamento de Católicos carismáticos e Evangélicos pentecostais (Renewalists), embora os carismáticos demonstrem maior afinidade com um sistema socioeconômico de tipo capitalista-democrático, combinando virtudes sociais e individuais especificas de uma mentalidade progressiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.