Fazer a feira e conversar

Estudo das representações sociais de feirantes e consumidores - Viçosa-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v27i00.15758

Palavras-chave:

Feira-livre, Representações Sociais, Viçosa -MG

Resumo

O artigo analisa os significados atribuídos às feiras por vendedores e consumidores, sob a égide socioantropológica. Para tal, a revisão bibliográfica e a aplicação de questionários semiestruturados na Feira Livre da Estação e na Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar – Quintal Solidário (ambas no município de Viçosa-MG) são os alicerces deste trabalho. A análise, ancorada na Teoria das Representações Sociais, permite mapear aspectos polissêmicos das representações sobre os alimentos, da produção econômica e das relações socioculturais que se estabelecem nesses espaços de hibridação frente às vivências contemporâneas. O estudo conclui que vendedores e consumidores atribuem diferentes significados econômicos e de interação social às feiras ora direcionados às questões econômicas ora as trocas culturais que nela são oportunizadas.

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Biografia do Autor

Parley Lopes Bernini da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Mestrado em Extensão Rural (PPGER-UFV).

Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Docente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm-UFSC), Pós-doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

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Publicado

21/12/2022

Como Citar

SILVA, P. L. B. da; LACERDA, R. T. de O. Fazer a feira e conversar: Estudo das representações sociais de feirantes e consumidores - Viçosa-MG. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e022032, 2022. DOI: 10.52780/res.v27i00.15758. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/15758. Acesso em: 2 maio. 2024.