Fazer a feira e conversar
Estudo das representações sociais de feirantes e consumidores - Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v27i00.15758Palavras-chave:
Feira-livre, Representações Sociais, Viçosa -MGResumo
O artigo analisa os significados atribuídos às feiras por vendedores e consumidores, sob a égide socioantropológica. Para tal, a revisão bibliográfica e a aplicação de questionários semiestruturados na Feira Livre da Estação e na Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar – Quintal Solidário (ambas no município de Viçosa-MG) são os alicerces deste trabalho. A análise, ancorada na Teoria das Representações Sociais, permite mapear aspectos polissêmicos das representações sobre os alimentos, da produção econômica e das relações socioculturais que se estabelecem nesses espaços de hibridação frente às vivências contemporâneas. O estudo conclui que vendedores e consumidores atribuem diferentes significados econômicos e de interação social às feiras ora direcionados às questões econômicas ora as trocas culturais que nela são oportunizadas.
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