Da sociologia do espaço do poder na França aos estudos de “elites” no Brasil

circuitos de trocas “bourdieusianas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v30iesp1.18752

Palavras-chave:

Bourdieu, Elites, Sociologia Política, Circuitos de Trocas

Resumo

Neste artigo buscamos assinalar algumas das contribuições de Pierre Bourdieu e de pesquisadores próximos às investigações sobre “elites”, sobretudo à delimitação de uma sociologia política não canônica. Para tanto, num primeiro momento, acentuamos os principais interlocutores e discussões que redundaram na tonificação da sociologia política francesa com inspiração “bourdieusiana”. A partir disso, procuramos pontuar a gestação de um esquema analítico que reverberou em reflexões dirigidas a configurações nacionais discrepantes daquelas que estimularam suas formulações originais. Num segundo momento, tomando como ponto de partida os Grupos de Trabalho da Anpocs (1970-2021) destinados a derivações da mesma temática, apresentamos alguns circuitos de pesquisadores/as que investiram, em diferentes contextos e com distintos sentidos, no tratamento de grupos dirigentes, bem como se notabilizaram pela operacionalização/difusão do “modelo de Bourdieu” no Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

Igor Gastal Grill, Universidade Federal do Maranhão

Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) e do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista Produtividade do CNPq e Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC). E-mail: igor.grill@ufma.br

Eliana Tavares dos Reis, Universidade Federal do Maranhão

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) e do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista Produtividade do CNPq e Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC). E-mail: eliana.reis @ufma.br

Downloads

Publicado

21/03/2025

Como Citar

GRILL, I. G.; REIS, E. T. dos. Da sociologia do espaço do poder na França aos estudos de “elites” no Brasil: circuitos de trocas “bourdieusianas”. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 30, n. esp1, 2025. DOI: 10.52780/res.v30iesp1.18752. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/18752. Acesso em: 1 abr. 2025.