Da sociologia do espaço do poder na França aos estudos de “elites” no Brasil
circuitos de trocas “bourdieusianas”
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v30iesp1.18752Palavras-chave:
Bourdieu, Elites, Sociologia Política, Circuitos de TrocasResumo
Neste artigo buscamos assinalar algumas das contribuições de Pierre Bourdieu e de pesquisadores próximos às investigações sobre “elites”, sobretudo à delimitação de uma sociologia política não canônica. Para tanto, num primeiro momento, acentuamos os principais interlocutores e discussões que redundaram na tonificação da sociologia política francesa com inspiração “bourdieusiana”. A partir disso, procuramos pontuar a gestação de um esquema analítico que reverberou em reflexões dirigidas a configurações nacionais discrepantes daquelas que estimularam suas formulações originais. Num segundo momento, tomando como ponto de partida os Grupos de Trabalho da Anpocs (1970-2021) destinados a derivações da mesma temática, apresentamos alguns circuitos de pesquisadores/as que investiram, em diferentes contextos e com distintos sentidos, no tratamento de grupos dirigentes, bem como se notabilizaram pela operacionalização/difusão do “modelo de Bourdieu” no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.