A sociobiodiversidade amazônica em busca de mercados internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v28iesp.2.18868

Palavras-chave:

Amazônia, Bioeconomia, Produtos cosméticos, Cadeias de valor, Povos e comunidades tradicionais

Resumo

Na Amazônia brasileira, o conceito de bioeconomia lança uma nova luz sobre sustentabilidade do processamento e comercialização de produtos da floresta associados aos territórios de povos e comunidades tradicionais. Este artigo se propõe a discutir as potencialidades do desenvolvimento de ingredientes naturais (bioinsumos) a partir do conhecimento de populações locais, de acordo com a demanda dos mercados internacionais. Primeiramente, vamos relembrar como surgiu o conceito de bioeconomia, vinculado à promoção da sociobiodiversidade. Em seguida, apresentaremos as principais tendências observadas no mercado internacional de cosméticos. Com base em nossas experiências de campo com as populações amazônicas e visitas realizadas em feiras e com profissionais da área cosmética, identificaremos os obstáculos a serem superados para uma comercialização mais ampla dos produtos amazônicos. Ao final avaliaremos o quanto a noção de sociobiodiversidade é compatível com a lógica de mercado.

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Biografia do Autor

Ana Margarida Castro Euler, Embrapa Amapá

Pesquisadora, PhD, Engenheira Florestal.

Catherine Aubertin, Institut de Recherche pour le Développement

Pesquisadora, Doutora, Economista.

Nathalie Cialdella, Centre de Cooperation International

Pesquisadora, Doutora, Engenheira Agrônoma.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

EULER, A. M. C.; AUBERTIN, C.; CIALDELLA, N. A sociobiodiversidade amazônica em busca de mercados internacionais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 28, n. esp.2, p. e023013, 2023. DOI: 10.52780/res.v28iesp.2.18868. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/18868. Acesso em: 27 nov. 2024.