Juventude e adesão à democracia no sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v29iesp1.19387Palavras-chave:
Juventude, Democracia, Sul de Minas GeraisResumo
A pesquisa ‘A identidade sul-mineira’ produziu dados relevantes sobre a adesão à democracia no Sul de Minas Gerais, de acordo com as diferentes faixas etárias. Esses dados permitem interrogar até que ponto as pessoas mais jovens têm demonstrado maior adesão à democracia nesta região em comparação com faixas etárias mais velhas e como os jovens se relacionam com as principais instituições da democracia representativa, em destaque eleições e partidos. O artigo realiza esta discussão e análise após apresentar um levantamento bibliográfico sobre juventude e adesão à democracia. Entre os resultados, destaca-se que há uma indicação de que a adesão dos jovens sul-mineiros é superior às dos demais grupos etários, mas sem comprovação estatística para tal. A desconfiança nas instituições mais tradicionais da democracia é grande, e a falta de compreensão sobre a diferença entre política e governo parece deixar de fora maiores possibilidades de aproximação com os governantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.