Individualidade e sociedade
a construção social da subjetividade na teoria social clássica e contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v29i1.19443Palavras-chave:
Teoria Social, Socialização, Individualidade, Sociologia Processual, Sociologia RelacionalResumo
O presente artigo busca revisitar na teoria social clássica e contemporânea questões fundantes relativas aos chamados processos de socialização, subjetivação ou individuação. Nosso intento é apresentar algumas das formulações que explicam a formação dos sujeitos (seus modos de pensar, sentir e agir) no interior de dada sociedade ou cultura, isto é, analisar o processo de constituição, de forma relacional, da subjetividade ou interioridade “individual”. Nesse percurso, apontaremos a crítica das ciências sociais à noção hegemônica de indivíduo e abordaremos brevemente a ideia da crise das identidades. Dedicaremos especial atenção aos processos de formação da subjetividade nos agentes sociais contemporâneos, por meio da análise de escritos de Norbert Elias e do conceito de habitus em Pierre Bourdieu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.