O despojamento elegante
reflexões sobre a slow fashion a partir das marcas da cidade de são Paulo
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v30i2.19991Palavras-chave:
Slow fashion, Moda, Consumo consciente, Estilo de vida, DistinçãoResumo
Desde que Pierre Bourdieu publicou La distinction, a cultura contemporânea passou por grandes transformações, o que tem levado a um profícuo debate sobre seus conceitos. Com essa intenção, pesquisamos marcas slow fashion na cidade de São Paulo nos anos de 2023 e 2024, tendo como pergunta em que medida a emergência da questão ecológica e da preocupação com a “sustentabilidade” teria alterado o consumo de moda a ponto de tornar os conceitos bourdieusianos inoperantes, notadamente o de distinção. A investigação sobre as propostas e a trajetória das produtoras, bem como do perfil e da motivação dos consumidores da moda slow demonstrou, ao contrário, que neste espaço social, onde supostamente vigorariam apenas os valores “politicamente corretos”, os mecanismos de distinção se redefinem e se reafirmam sob novas bases.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.
