Representações intelectuais e científicas e práticas mercantis
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v30iesp1.20046Palavras-chave:
Performatividade da economia, Modelos de mercado, Representações científicasResumo
No quadro do debate que anima as ciências sociais a respeito da relação entre economia, sociologia e história, a autora reflete a respeito do papel que exercem as representações sociais da economia, notadamente as representações intelectuais e científicas, e mostra que, longe de serem neutras e se limitando a constatar a realidade, elas têm um papel ativo na própria gênese e na transformação das instituições econômicas. Ela se funda em pesquisas feitas em diferentes contextos geográficos e históricos, na França e no Brasil, para analisar como, em configurações específicas, os modelos aplicados para entender as práticas dos diferentes agentes podem contribuir para a sua consagração ou, ao contrário, para seu descrédito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.