A creche da Educação Infantil: entre o ofício e o direito
Palavras-chave:
Pequena infância, Políticas públicas, Visibilidade, Creche, Sociologia da infância,Resumo
A socialização e a educação de crianças de 0 a 3 anos tem sido tarefa atribuída à família, exceto quando se trata de crianças pobres ou fi lhas de trabalhadoras. Mudanças nos valores e costumes têm aumentado a demanda por políticas de educação infantil. Aos poucos, as crianças começam a ser reconhecidas como atores sociais, situadas em um contexto histórico particular. Nesse sentido, as instituições de educação infantil podem ser consideradas como lugares onde as crianças pequenas vivem suas infâncias, criam culturas infantis e participam da produção cultural. O direito à educação desde o nascimento pressupõe uma responsabilidade social sobre as crianças. O objetivo deste texto é apresentar as conquistas na visibilidade das crianças de 0 a 3 anos e a relação com as políticas públicas de educação infantil, discutindo políticas de expansão educacional e a concepção de criança como sujeito de direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.