As possibilidades do pensamento e ação transformadores na sociedade do espetáculo
Palavras-chave:
Sociedade do espetáculo, Sociedade unidimensional, História, Ideologia, EcossocialismoResumo
Entre o conceito de sociedade do espetáculo de Guy Debord e de sociedade unidimensional de Herbert Marcuse existe grande afinidade de base teórica e de perspectiva histórica. O agravamento do domínio da racionalidade instrumental sobre as sociedades modernas, demonstrando o avanço da forma mercadoria sobre a quase totalidade das relações sociais. Ampliação da sociedade de consumo como um estágio, supostamente, mais avançado de civilização. Processo ideológico de domínio político que tenta a obliteração das formas de pensamento e ação críticas ou do surgimento do sujeito histórico transformador, como pensado por Karl Marx. No entanto, esta última fase do capitalismo, o neoliberalismo, pode conter um germe de transformação social e dialética da história. A reflexão de Michael Löwy sobre o ecossocialismo nos sugere que a dominação absoluta da forma mercadoria pode chegar a uma etapa de esgotamento ético e material ou dos recursos naturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MARQUES, F. C. As possibilidades do pensamento e ação transformadores na sociedade do espetáculo. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/3888. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.