Pescadores e as transformações sociais do trabalho na amanônia brasileira: memória social e as dinâmicas de apropriação comum dos recursos

Autores

  • Pedro Rapozo
  • Antonio Carlos Witkoski

Palavras-chave:

Pescadores, Transformações sociais, Trabalho

Resumo

Este artigo procura compreender a relação entre o desenvolvimento da atividade pesqueira comercial na Amazônia brasileira e sua relação com as transformações sociais do trabalho através da maior inserção do capital na economia regional, sobretudo a partir da percepção dos pescadores da região do Baixo-Solimões – estado do Amazonas. Estas mudanças foram marcadas a partir da segunda metade do século XX pela maior dinâmica das relações sociais de produção e das forças produtivas do setor pesqueiro e da sua relação de exploração dos recursos disponíveis. Desta forma, a diversificação sobre as formas de apropriação social dos recursos naturais da região e sua relação com os sujeitos envolvidos demarcaram profundas modificações quanto ao modo de vida rural e as dimensões sociais do trabalho na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RAPOZO, P.; WITKOSKI, A. C. Pescadores e as transformações sociais do trabalho na amanônia brasileira: memória social e as dinâmicas de apropriação comum dos recursos. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 31, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/4518. Acesso em: 19 abr. 2024.