O conservadorismo católico na política brasileira: considerações sobre as atividades da TFP ontem e hoje
Palavras-chave:
TFP, Conservadorismo católico, Política, Brasil,Resumo
Após elaborar um mapeamento sucinto das correntes que formaram historicamente o catolicismo conservador no Brasil, a pesquisa investiga a interferência da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) na vida política do país. Para tanto, vale-se de entrevistas com tefepistas, discute a atuação pública da entidade desde a sua fundação, relacionado-a com o contexto social brasileiro da segunda metade do século XX e enfatizando seu catáter conservador/tradicionalista, anticomunista e antimoderno. Ademais, examina a situação atual da TFP no Brasil e a reformulação desencadeada pelo falecimento de Plínio Corrêa de Oliveira, seu fundador e principal ideólogo. Por fim, aborda o papel desempenhado pelos tefepistas nas eleições presidenciais de 2010, cenário amplamente pautado pelo moralismo religioso e pelo proselitismo irradiado de atores ligados a determinadas igrejas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09/08/2013
Como Citar
QUADROS, M. P. dos R. O conservadorismo católico na política brasileira: considerações sobre as atividades da TFP ontem e hoje. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 34, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5219. Acesso em: 1 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.