As dimensões interdisciplinares do estudo do crime organizado
Palavras-chave:
Crime organizado, Pesquisa, Teoria da organização, Psicologia, Estudos de gênero,Resumo
Este ensaio-resenha mapeia sistematicamente as várias influências de outras áreas de pesquisa científica, incluindo a economia, a psicologia e a neurobiologia, no estudo do crime organizado. Apoiando-se na análise da literatura norte-americana e internacional, referências metafóricas e substantivas a outras disciplinas são tematizadas em cinco planos de consideração: o crime organizado individual, as atividades em que estes indivíduos estão envolvidos, os padrões de associação por meio dos quais eles estão conectados, as estruturas de poder que subordinam estes indivíduos e grupos a interesses comuns ou a interesses particulares, e as relações entre estes indivíduos, estruturas e atividades, por um lado, e as esferas legais da sociedade, por outro. Argumentase que é necessário um programa de pesquisa visando constituir um corpo de conhecimento para superar as deficiências do atual uso eclético de conceitos e teorias de outras disciplinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
VON LAMPE, K. As dimensões interdisciplinares do estudo do crime organizado. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 17, n. 33, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5422. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.