Segurança pública e a formação policial militar: os direitos humanos como estratégia de controle institucional
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Formação policial, Controle,Resumo
Neste artigo apresentamos como os Direitos Humanos são utilizados na formação policial militar como estratégia de controle institucional em detrimento de seu papel conscientizador. Esta busca objetiva a prática policial para a cidadania. Para tanto, recorremos à evolução dos currículos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Paraíba para confrontar o diálogo entre as falas dos alunos e instrutores. Por tudo isso, as mudanças visam à formação policial. Essa estratégia institucional pretende controlar os alunos em formação, cuja cultura interna é baseada no militarismo. Desta forma, a proposta de um militarismo para humanização não oferece a apreciação crítica aos alunos para o significado das mudanças baseadas nos Direitos Humanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FRANÇA, F. G. de. Segurança pública e a formação policial militar: os direitos humanos como estratégia de controle institucional. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 17, n. 33, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5424. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.