Intervenção e participação pública em ciência e tecnologia: o caso das nanotecnologias

Autores

  • António Carvalho UC – Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais. Coimbra – Portugal.
  • João Arriscado Nunes UC – Universidade de Coimbra. Faculdade de Economia. Coimbra – Portugal.

Palavras-chave:

Nanotecnologias, Grupos de discussão, Performatividade, Metodologias,

Resumo

Este artigo analisa a constituição de preocupações éticas e sociais com nanotecnologias. Partindo do pressuposto de que os dispositivos de participação pública são performativos, uma equipa de pesquisa em Coimbra, Portugal, reconheceu a dimensão política das ciências sociais e transformou os tradicionais grupos de discussão através da introdução de duas inovações metodológicas: o Teatro do Oprimido e a Pedagogia do Oprimido. Os participantes, ao invés de se limitarem a uma mera enunciação de considerações abstratas sobre as nanotecnologias, mediaram as suas visões através das suas experiências e situações sociais e apresentaram-nas sob a forma de performances teatrais. O objetivo deste artigo é refletir acerca do papel dos pesquisadores, dos materiais utilizados e do desenho dos grupos de discussão na constituição de sujeitos participativos, elaborando acerca das associações entre agenciamentos participativos, subjetividades e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Carvalho, UC – Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais. Coimbra – Portugal.

António Carvalho é licenciado em Filosofia e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, e doutorado em Sociologia pela Universidade de Exeter, Reino Unido. É investigador associado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação prendem-se com subjetivação, estudos de ciência e tecnologia e afetividade.

João Arriscado Nunes, UC – Universidade de Coimbra. Faculdade de Economia. Coimbra – Portugal.

João Arriscado Nunes é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, co-coordenador do Programa de Doutoramento “Governação, Conhecimento e Inovação” e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais. Foi Pesquisador Visitante na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro (2011-2012), e Director Executivo do CES (1998-2000). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas dos estudos de ciência e de tecnologia (em particular, da investigação biomédica, ciências da vida e da saúde pública, da relação entre ciência e outros modos de conhecimento), da sociologia política (democracia, cidadania e participação pública, nomeadamente em domínios como ambiente e saúde) e teoria social e cultural (com ênfase no debate sobre as “duas culturas”).

Downloads

Publicado

14/01/2015

Como Citar

CARVALHO, A.; NUNES, J. A. Intervenção e participação pública em ciência e tecnologia: o caso das nanotecnologias. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5923. Acesso em: 18 abr. 2024.