Intervenção e participação pública em ciência e tecnologia: o caso das nanotecnologias
Palavras-chave:
Nanotecnologias, Grupos de discussão, Performatividade, Metodologias,Resumo
Este artigo analisa a constituição de preocupações éticas e sociais com nanotecnologias. Partindo do pressuposto de que os dispositivos de participação pública são performativos, uma equipa de pesquisa em Coimbra, Portugal, reconheceu a dimensão política das ciências sociais e transformou os tradicionais grupos de discussão através da introdução de duas inovações metodológicas: o Teatro do Oprimido e a Pedagogia do Oprimido. Os participantes, ao invés de se limitarem a uma mera enunciação de considerações abstratas sobre as nanotecnologias, mediaram as suas visões através das suas experiências e situações sociais e apresentaram-nas sob a forma de performances teatrais. O objetivo deste artigo é refletir acerca do papel dos pesquisadores, dos materiais utilizados e do desenho dos grupos de discussão na constituição de sujeitos participativos, elaborando acerca das associações entre agenciamentos participativos, subjetividades e política.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14/01/2015
Como Citar
CARVALHO, A.; NUNES, J. A. Intervenção e participação pública em ciência e tecnologia: o caso das nanotecnologias. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5923. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.