Sobre artífices e instrumentos: o estudo da religião no Brasil e algumas tendências metodológicas
Palavras-chave:
Metodologia científica, Sociologia da religião, “Artesanato intelectual”, Catolicismo,Resumo
O estudo da religião no Brasil tem se expandido com ênfase em abordagens etnográfica e/ou antropológica. Este fato questiona a maior ausência da Sociologia na análise do fenômeno religioso e indaga sobre a explicitação dos percursos metodológicos no decurso de nossas investigações. Nesse texto busco pensar a prática sociológica aplicada ao estudo da religião a partir de contribuições dos autores C. Wright Mills, Richard Sennett e Tim Ingold sobre a relação do pesquisador com o mundo material. A partir de um levantamento preliminar na Revista Religião e Sociedade, trabalharei na segunda seção algumas tendências metodológicas e as áreas de conhecimento predominantes na Revista nos seis últimos anos. Na última seção apresento o desenho de uma pesquisa sociológica sobre catolicismo no estado do Rio de Janeiro enfocando os percursos metodológicos e desafios enfrentados no desenvolvimento do estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FERNANDES, S. R. A. Sobre artífices e instrumentos: o estudo da religião no Brasil e algumas tendências metodológicas. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 34, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5971. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.