Bourdieu sem mistério ou a aplicabilidade de ferramentas sociológicas de pesquisa

Autores

  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros UFPR – Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil.

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Conceitos, Apropriação, Operacionalização,

Resumo

O presente texto procura discutir a apropriação da teoria sociológica desenvolvida por Pierre Bourdieu de forma prática e operacional. Após a verificação do grande interesse que o quadro teórico de análise desse autor vem suscitando, compreende-se a necessidade de refletir sobre a utilização das ferramentas de pesquisa legadas por Bourdieu, objetivando proporcionar uma maior segurança em sua aplicação em pesquisas de áreas variadas do conhecimento, destacando que o uso dessa teoria não deve ser absolutizado ou enquadrado em um formato único melhor. Valendo-se de exemplos colhidos no campo de produção intelectual, apontam-se algumas das formas a partir das quais conceitos e noções podem ser utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, UFPR – Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil.

Professora Adjunto do Departamento de Educação Física da UFPR. Mestre e Doutora em Educação pela UFPR. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR.

Downloads

Publicado

13/08/2015

Como Citar

MEDEIROS, C. C. C. de. Bourdieu sem mistério ou a aplicabilidade de ferramentas sociológicas de pesquisa. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 38, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6237. Acesso em: 29 mar. 2024.