Entre discursos e práticas: análise do discurso do Governo Lula (2003-2010) no contexto da construção da usina Belo Monte
Palavras-chave:
Belo Monte, Discurso, Poder, Linguagem,Resumo
O artigo analisa o debate sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte ao longo do mandato de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), focando nas possíveis convergências e divergências entre o discurso oficial e as ações encaminhadas pelas principais autoridades e instituições políticas governamentais. Foram utilizadas as contribuições de Michel Foucault sobre análise do discurso e poder em suas fases arqueológica e genealógica, e de Pierre Bourdieu sobre a linguagem e o poder simbólico. Apesar do discurso político, no primeiro mandato do governo Lula, incorporar a preocupação ambiental e os interesses dos povos atingidos, as ações governamentais mostraram-se contrárias ao que era declarado. Já no segundo mandato, o discurso político muda, tendo como base simbólica e material a lógica mercantil.Downloads
Downloads
Como Citar
ZARPELON, J.; GRISOTTI, M. Entre discursos e práticas: análise do discurso do Governo Lula (2003-2010) no contexto da construção da usina Belo Monte. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 35, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6460. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.