Herança e relações entre as gerações familiais
Palavras-chave:
Herança econômica, Herança cultural, Capital econômico, Capital cultural, Capital simbólico, Modo de reprodução, Estratégias das famílias,Resumo
O estudo das relações entre pais e filhos sob o ângulo da economia das trocas entre gerações possibilita mostrar um aspecto negado destas relações e perceber, pelo menos em parte, as formas que elas são suscetíveis de se configurarem de um polo a outro do espaço social e de uma época à outra. Abordaremos sucessivamente as relações entre gerações de famílias onde a transmissão dos patrimônios é predominantemente econômica, seguida dos casos onde os patrimônios são predominantemente culturais, e, finalmente, do caso limite (mas banal) onde há ausência ou quase ausência de qualquer patrimônio econômico e cultural a ser transmitido. Desta forma podemos entender que as relações entre gerações familiais não são nem eternamente, nem universalmente conflituosas por natureza, mas socialmente determinadas, variáveis de um pólo a outro do espaço social e de uma época à outra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MAUGER, G. Herança e relações entre as gerações familiais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 36, 2014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7209. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.