A episteme de ponta-cabeça: os saberes subalternos e as novas perspectivas das Ciências Sociais

Autores

  • Abraão Pustrelo Damião IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Barretos – SP – Brasil

Palavras-chave:

Epistemologia, Sociologia Clássica, Modernidade, Estudos Feministas, Estudos Queer, Estudos Pós-Coloniais.

Resumo

Nosso trabalho busca demonstrar as dificuldades e resistências encontradas pelos estudos subalternos – estudos feministas, estudos queer e estudos pós-coloniais – para rompermos com as epistemologias hegemônicas das ciências sociais, sobretudo a sociológica eurocêntrica positivista. De início apontaremos os preceitos básicos que validaram e referenciaram a sociologia como uma área de saber genuinamente ímpar e de destaque dentro das universidades, desde o século XIX, bem como os pressupostos teóricos associados a sua legitimação. Num segundo momento, analisaremos o contexto para o surgimento e desenvolvimento das rupturas epistemológicas advindas do aparecimento dos saberes subalternos que estão diretamente ligados ao questionamento da modernidade enquanto um projeto de vida. Nosso objetivo é mostrar a problemática epistêmica que envolve o questionamento das correntes sociológicas clássicas e o que os estudos subalternos têm a nos dizer acerca das novas configurações da realidade social contemporânea. Basear-nos-emos em uma metodologia que aponta o conjunto de generalizações epistemológicas feitas pela sociologia, especialmente a positiva e escolas afins, e as rupturas epistêmicas advindas dos estudos subalternos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abraão Pustrelo Damião, IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Barretos – SP – Brasil

Professor de Sociologia do Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Doutorando em Sociologia pela Unesp/Marília. É Membro do Grupo de Pesquisa e de Gestão Urbana de Trabalho Organizado GUTO/Unesp, e do Laboratório de Estudos da Violência e da Segurança- LEVS/Unesp.

Downloads

Publicado

13/08/2015

Como Citar

Damião, A. P. (2015). A episteme de ponta-cabeça: os saberes subalternos e as novas perspectivas das Ciências Sociais. Estudos De Sociologia, 20(38). Recuperado de https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7353