Movimentos sociais e comunicação política: sínteses e aproximações teóricas no caso dos direitos animais

Autores

  • Matheus Mazzilli Pereira Pós-Graduação em Sociologia. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Porto Alegre - RS

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Ação coletiva, Comunicação política, Direitos animais

Resumo

Embora compartilhem um projeto de transformação social comum, a libertação animal, ativistas do movimento dos direitos animais adotam diferentes estratégias de comunicação política em interação com a grande mídia, emitindo imagens públicas diversas. Esse trabalho busca propor um arcabouço teórico que reúna contribuições dos campos de estudos da ação coletiva e da comunicação política para que seja possível a compreensão desse movimento social emergente no Brasil, em sua unidade e em seus conflitos, ilustrados por três casos de interação com a mídia analisados nesse artigo. Propõe-se uma perspectiva sintética por meio do conceito de “combinações de lógicas de ações”, que apresenta a possibilidade de aproximar e sintetizar teorias que enfatizam diferentes posturas de ativistas de movimentos sociais, sem negar os dilemas empiricamente vivenciados pelos ativistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Mazzilli Pereira, Pós-Graduação em Sociologia. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Porto Alegre - RS

Bacharel em ciências sociais, mestre em sociologia e doutorando em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engejamento.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

PEREIRA, M. M. Movimentos sociais e comunicação política: sínteses e aproximações teóricas no caso dos direitos animais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7399. Acesso em: 28 mar. 2024.