Quando o ‘eu’ se transforma em ‘nós’: uma análise do processo de formação das FARC

Autores

  • Jose Maria de Jesus Izquierdo UFCG – Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Ciências Sociais - Centro de Humanidades. Campina Grande – PB https://orcid.org/0000-0002-8335-5178

Palavras-chave:

Poder, Dominação, Resistência, Movimento revolucionário, FARC,

Resumo

Partindo de um diálogo multidisciplinar e apoiando-se nos subsídios teórico/metodológicos oferecidos pela Sociologia, este artigo pretende analisar o processo de mudança de um grupo de autodefesa camponesa em um grupo guerrilheiro. Apoiado em fontes da historiografia colombiana, o autor descreve as demandas sociais que possibilitaram o desenho dos códigos disciplinares de ordem militar e do projeto político que definem os traços caraterísticos desse grupo. Da mesma forma, o leitor poderá notar que o movimento guerrilheiro colombiano Forças Armadas Revolucionárias Colombiana – FARC é o resultado de um processo de tessitura histórica onde, de maneira conflituosa, se entrecruzam dimensões políticas, econômicas, comunitárias e militares com sonhos, utopias e aspirações de indivíduos singulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Maria de Jesus Izquierdo, UFCG – Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Ciências Sociais - Centro de Humanidades. Campina Grande – PB

Formado em Filosofia, teologia e Doutor em Sociologia. Professor do Programa de Posgraduação em Ciências Sociais da UFCG. Pesquisa assuntos voltados para questões de gênero, juventude e conflitos sociais.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

IZQUIERDO, J. M. de J. Quando o ‘eu’ se transforma em ‘nós’: uma análise do processo de formação das FARC. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7484. Acesso em: 26 abr. 2024.