Capturas e resistências nas democracias liberais: uma mirada sobre a participação dos jovens nos novíssimos movimentos sociais
Palavras-chave:
movimentos sociais, sociedade de controle, anarquismoMovimentos sociais, Sociedade de controle, Anarquismo,Resumo
A partir dos protestos de Junho de 2013 novíssimos movimentos sociais se avolumaram no Brasil, apresentando caráter anticapitalista, organização horizontal, rejeição a diálogos com representantes estatais por vias institucionais e com ampla mobilização através de redes sociais digitais. Grande parte desses grupos negam a estrutura hierárquica dos movimentos tradicionais e os modelos de representação que culminam em líderes capazes de negociar com Estado e de serem capturados pelos interesses do poder institucional. A análise busca compreender as singularidades de novas formas organizativas, de confronto e de expressão da luta antissistêmica. As proximidades que essas recentes ações coletivas têm apresentado em relação a referenciais anarquistas oferecem um desafio analítico ao qual as matrizes teórico-metodológicas mais utilizadas nos estudos de movimentos sociais não oferecem todos os suportes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30/06/2016
Como Citar
AUGUSTO, A.; ROSA, P. O.; RESENDE, P. E. da R. Capturas e resistências nas democracias liberais: uma mirada sobre a participação dos jovens nos novíssimos movimentos sociais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7581. Acesso em: 10 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.