Capturas e resistências nas democracias liberais: uma mirada sobre a participação dos jovens nos novíssimos movimentos sociais

Autores

  • Acácio Augusto UVV – Universidade Vila Velha. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Vila Velha – ES
  • Pablo Ornelas Rosa UVV – Universidade Vila Velha. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Vila Velha – ES
  • Paulo Edgar da Rocha Resende UVV – Universidade Vila Velha. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Vila Velha – ES

Palavras-chave:

movimentos sociais, sociedade de controle, anarquismoMovimentos sociais, Sociedade de controle, Anarquismo,

Resumo

A partir dos protestos de Junho de 2013 novíssimos movimentos sociais se avolumaram no Brasil, apresentando caráter anticapitalista, organização horizontal, rejeição a diálogos com representantes estatais por vias institucionais e com ampla mobilização através de redes sociais digitais. Grande parte desses grupos negam a estrutura hierárquica dos movimentos tradicionais e os modelos de representação que culminam em líderes capazes de negociar com Estado e de serem capturados pelos interesses do poder institucional. A análise busca compreender as singularidades de novas formas organizativas, de confronto e de expressão da luta antissistêmica. As proximidades que essas recentes ações coletivas têm apresentado em relação a referenciais anarquistas oferecem um desafio analítico ao qual as matrizes teórico-metodológicas mais utilizadas nos estudos de movimentos sociais não oferecem todos os suportes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acácio Augusto, UVV – Universidade Vila Velha. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Vila Velha – ES

Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP e pós-doutorando no Mestrado de Sociologia e Política da UVV (Universidade de Vila Velha), pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária da PUC-SP) e no NEUS (Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais da UVV).

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

AUGUSTO, A.; ROSA, P. O.; RESENDE, P. E. da R. Capturas e resistências nas democracias liberais: uma mirada sobre a participação dos jovens nos novíssimos movimentos sociais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7581. Acesso em: 19 abr. 2024.