Comissão Nacional da Verdade e a rede de comissões estaduais, municipais e setoriais: a trajetória do Brasil
Palavras-chave:
Comissão da Verdade, Memória, Reparação,Resumo
Trata-se de levantamento preliminar da rede de comissões estaduais, municipais e setoriais da verdade, uma peculiaridade instituída no Brasil em consequência e como desdobramento da criação da Comissão Nacional da Verdade – CNV, no final de 2012. O texto tenta demonstrar que essa rede contribuiu de forma significativa para o cumprimento do objetivo da comissão nacional, pois teria dado capilaridade de ação em um país de dimensões continentais, unindo e organizando o esforço na busca de documentos, na realização de audiências, de atos políticos e de visitas técnicas a locais relacionados com os graves crimes cometidos contra os direitos humanos no Brasil no período estabelecido pela lei que criou a Comissão Nacional da Verdade – CNV, sobretudo no período da ditadura militar, de 1964 a 1985.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19/01/2016
Como Citar
SEIXAS, I. A. de; SOUZA, S. A. de. Comissão Nacional da Verdade e a rede de comissões estaduais, municipais e setoriais: a trajetória do Brasil. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 39, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7895. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.