O movimento ambientalista frente às reconfigurações políticas e sociais no Brasil (1985-2002)

Autores

  • Bergson Morais Vieira UFS – Universidade Federal de Sergipe. Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP). Bolsista CAPES. São Cristóvão – SE

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Ambientalismo, Dinâmica de ação, MOPEC, ASPAM,

Resumo

O presente trabalho insere-se em vertentes de estudos sobre o processo de afirmação dos movimentos sociais e busca compreender quais os caminhos que o movimento ambientalista tomou após a redemocratização, bem como o lugar que ocupa mais recentemente após a chegada do PT no âmbito nacional e estadual. Essa problemática nos insere numa reflexão sobre a relação entre conjuntura política e social e os efeitos sobre o funcionamento dos movimentos sociais. O trabalho analisou as questões acima identificadas a partir de dois movimentos ambientalistas existentes em Sergipe: Movimento Popular Ecológico (MOPEC) e da Associação Sergipana de Proteção Ambiental (ASPAM). Buscando apreender os ganhos obtidos pelas lideranças desses movimentos no decorrer do período considerado no texto. A metodologia utilizada partiu de entrevistas e questionários, através de um mapeamento prévio dos agentes envolvidos com o movimento ambientalista em Sergipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

VIEIRA, B. M. O movimento ambientalista frente às reconfigurações políticas e sociais no Brasil (1985-2002). Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/8314. Acesso em: 25 abr. 2024.