Sociedade da informação: reestruturação capitalista e esfera pública global
Palavras-chave:
Comunicação, economia política, cultura, mediação, trabalhoResumo
A idéia de uma “sociedade da informação” só poderá fazer sentido quando estiver claro que se trata simplesmente de uma nova fase do capitalismo, em que as tecnologias da informação adquirem uma relevância fundamental. De um ponto de vista teórico, a problemática que se coloca na ordem do dia é a da articulação entre determinações impostas pelo sistema e aquelas originadas no mundo da vida, segundo a dicotomia utilizada por Habermas. Porém a solução habermassiana será aqui tomada criticamente, na perspectiva da Economia Política da Comunicação, incorporando, por outro lado, a questão central da mediação, realizada por autores dos chamados Estudos Culturais. Os elementos de articulação propostos são os conceitos de trabalho cultural e de trabalho intelectual. A partir daí, podemos entender melhor o significado das transformações atuais, o que será feito com base numa crítica da contribuição de Lévy.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.