Por uma ética do cuidado: em busca de caminhos descoloniais para a pesquisa social com grupos subalternizados
Palavras-chave:
Metodologias descoloniais, Pesquisa em co-labor, Subalternidade, Cuidado, Epistemologias do Sul,Resumo
Quando o cientista social constata que parte fundamental dos saberes do mundo são ignorados, silenciados, invisibilizados – algo no modus operandi da pesquisa social tradicional passa a causar-lhe imenso desconforto. A pergunta ética fica atravessada em seus olhos, em sua garganta: como retirá-los – esses saberes e seus autores - desse lugar indolente, onde não são mais do que a sombra imperfeita dos saberes do Norte? Como fazê-lo sem apertar ainda mais o nó de subalternização desse outro marginalizado? Pode-se fazer pesquisa de modo menos invasivo, assimétrico e extrativo? A preocupação com o modo como se observa, trata, reflete, evidencia, descreve o mundo social e se retorna a ele, tudo isso faz parte de uma investigação cuidadosa em lugar do paradigma de descuido que compõe as tessituras epistemológicas com as quais se costuma fazer ciência. Pode-se mesmo dizer que a pesquisa cuidadosa trata-se de uma investigação hiperconsciente de si mesma, de suas miopias e pontos-cegos, que vem sendo buscada e esboçada por inúmeros coletivos latino-americanos dedicados a pensar metodologias outras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.