Notas sobre a sociologia da ação e a ética protestante e o espírito do capitalismo

Autores

  • Janine Targino UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Centro de Ciências do Homem. Campos dos Goytacazes – RJ

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.9429

Palavras-chave:

Sociologia da ação, Ascese protestante, Capitalismo, Individualismo metodológico,

Resumo

A sociologia da ação, também chamada de sociologia interacionista ou acionista, refere-se a uma perspectiva que se afasta das definições que contemplam as atividades dos atores sociais e suas representações como meras manifestações do funcionamento do sistema. Dessa forma, vemos na sociologia da ação o comprometimento com a construção de um entendimento sobre as razões que levam os atores sociais a fazer o que fazem ou a acreditarem naquilo que acreditam. Deve-se sublinhar que o individualismo metodológico constitui o princípio fundamental da sociologia da ação. Neste artigo trataremos especificamente sobre como a sociologia da ação nos serve de norteadora para analisarmos a relação existente entre a ascese protestante e o desenvolvimento do capitalismo no Ocidente. Tal relação, tratada com bastante propriedade por Max Weber, nos revela que transformações ocorridas na esfera econômica podem encontrar estímulo em outros domínios sociais como, por exemplo, a religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Targino, UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Centro de Ciências do Homem. Campos dos Goytacazes – RJ

Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Já atuou como Professora de Ciências Sociais e Sociologia do Colégio Pedro II e como Analista de Estudos e Pesquisas I do Programa Rio Mais Social. Atualmente é tutora presencial do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro e bolsista de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência em Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Pentecostalismo, Renovação Carismática Católica e discursos religiosos acerca da dependência química.

Downloads

Publicado

12/09/2017

Como Citar

TARGINO, J. Notas sobre a sociologia da ação e a ética protestante e o espírito do capitalismo. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 42, 2017. DOI: 10.52780/res.9429. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/9429. Acesso em: 23 abr. 2024.