A evolução da pauta exportadora brasileira no período 1999-2014

Autores

  • Pétala Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia.
  • Leandro Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj), Instituto Três Rios, Três Rios – RJ – Brasil. Professor Adjunto.

Palavras-chave:

Pauta Exportadora, Exportações, Reprimarização,

Resumo

Este artigo apresenta a evolução da pauta exportadora brasileira de 1999 a 2014, período sob o regime de câmbio flutuante, de modo a identificar sua mudança por meio da análise da composição e do comportamento das exportações. Para isso, busca-se analisar a participação por classe de produto no total do valor exportado, ressaltando a dinâmica dos índices de preço e de quantum das exportações. O trabalho está fundamentado teoricamente nas ideias de Raul Prebisch, que aborda o crescimento das exportações como um aspecto estratégico no sentido de impulsionar o crescimento econômico de países periféricos. Desse modo, ao analisar as exportações brasileiras, conclui-se que há grande participação de produtos básicos em seu valor total, sugerindo, assim, um processo de reprimarização da composição da pauta exportadora.

Biografia do Autor

Pétala Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Três Rios. Atualmente é mestranda em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCLAr) e membro do Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN/UNESP).

Leandro Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj), Instituto Três Rios, Três Rios – RJ – Brasil. Professor Adjunto.

Possui graduação em Economia (2009), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia (2012) e doutorado também em Economia da Indústria e da Tecnologia (2016) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Contas Nacionais e Matriz Insumo-Produto, Vulnerabilidade Externa, Restrição Externa, Crescimento Econômico e Inflação de Custos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

10/09/2018