A evolução da pauta exportadora brasileira no período 1999-2014

Autores/as

  • Pétala Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia.
  • Leandro Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj), Instituto Três Rios, Três Rios – RJ – Brasil. Professor Adjunto.

DOI:

https://doi.org/10.64997/2358-5951-11483

Palabras clave:

Pauta Exportadora, Exportações, Reprimarização,

Resumen

Este artigo apresenta a evolução da pauta exportadora brasileira de 1999 a 2014, período sob o regime de câmbio flutuante, de modo a identificar sua mudança por meio da análise da composição e do comportamento das exportações. Para isso, busca-se analisar a participação por classe de produto no total do valor exportado, ressaltando a dinâmica dos índices de preço e de quantum das exportações. O trabalho está fundamentado teoricamente nas ideias de Raul Prebisch, que aborda o crescimento das exportações como um aspecto estratégico no sentido de impulsionar o crescimento econômico de países periféricos. Desse modo, ao analisar as exportações brasileiras, conclui-se que há grande participação de produtos básicos em seu valor total, sugerindo, assim, um processo de reprimarização da composição da pauta exportadora.

Biografía del autor/a

Pétala Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Três Rios. Atualmente é mestranda em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCLAr) e membro do Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN/UNESP).

Leandro Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj), Instituto Três Rios, Três Rios – RJ – Brasil. Professor Adjunto.

Possui graduação em Economia (2009), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia (2012) e doutorado também em Economia da Indústria e da Tecnologia (2016) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Contas Nacionais e Matriz Insumo-Produto, Vulnerabilidade Externa, Restrição Externa, Crescimento Econômico e Inflação de Custos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Publicado

10/09/2018