A política nacional de desenvolvimento regional sob uma perspectiva institucionalista: das políticas top down às premissas de governança
DOI:
https://doi.org/10.64997/2358-5951-11536Palavras-chave:
Política Regional, Institucionalismo, Governança,Resumo
O objetivo deste texto é apresentar a evolução das políticas de planejamento regional e territorial no Brasil a partir de uma perspectiva institucionalista, culminando nas recomendações que esta visão tem para o desenvolvimento regional e em que medida estas estiveram presentes na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Para isto, são apresentados os antecedentes do planejamento regional, demonstrando as práticas top down dos anos keynesianos e a crise deste modelo a partir dos anos 1980; a visão institucionalista do desenvolvimento regional e uma crítica a sua versão neoliberal, bem como suas ressalvas quanto a PNDR. O artigo então conclui que, dentro desta perspectiva, os elementos de coesão, cooperação e governança são essenciais para qualquer política regional, sem, entretanto, cair nos localismos que ignoram os desafios econômicos gerais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Iniciativa Econômica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista Iniciativa Econômica.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.