A política nacional de desenvolvimento regional sob uma perspectiva institucionalista: das políticas top down às premissas de governança

Autores/as

  • João Paulo Davi Constantino Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Mestrando em Desenvolvimento Econômico.

Palabras clave:

Política Regional, Institucionalismo, Governança,

Resumen

O objetivo deste texto é apresentar a evolução das políticas de planejamento regional e territorial no Brasil a partir de uma perspectiva institucionalista, culminando nas recomendações que esta visão tem para o desenvolvimento regional e em que medida estas estiveram presentes na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Para isto, são apresentados os antecedentes do planejamento regional, demonstrando as práticas top down dos anos keynesianos e a crise deste modelo a partir dos anos 1980; a visão institucionalista do desenvolvimento regional e uma crítica a sua versão neoliberal, bem como suas ressalvas quanto a PNDR. O artigo então conclui que, dentro desta perspectiva, os elementos de coesão, cooperação e governança são essenciais para qualquer política regional, sem, entretanto, cair nos localismos que ignoram os desafios econômicos gerais.

Biografía del autor/a

João Paulo Davi Constantino, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Mestrando em Desenvolvimento Econômico.

Mestrando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, com ênfase na área de Economia Regional e Urbana

Publicado

10/09/2018