Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016. Mantivemos o Qualis A2 na avaliação de meio termo Qualis/Capes (2017/2018).


 

A RIAEE surgiu da relação acadêmica estabelecida entre a Universidade de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, e a Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP, Araraquara, São Paulo, Brasil. É o Laboratório Editorial da FCL a entidade publicadora responsável por todas as fases editoriais da revista, com suporte financeiro da Pró-reitoria de Pesquisa (PROPe) da UNESP.

Privilegiam-se trabalhos que tenham como campo principal de análise a Escola Ibero-Americana, sendo que estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de pós-graduandos, desde que acompanhados de seus orientadores. Convidamos aos autores que ao submeter seus artigos dialoguem com a nossa revista para que reforce as experiêncis com os demais autores.

Para submissão de trabalhos os autores deverão estar inseridos na plataforma, conforme as Diretrizes para Autores, ou seja, apresentando: Resumo da Biografia, URL do Currículo Lattes, ORCID, Filiação Institucional e Titulação. Os manuscritos que não estiverem na formatação (template/modelo da RIAEE, seguindo normas ABNT e dentro dos padrões da Revista) indicada nas diretrizes para autores serão rejeitados.

A RIAEE incentiva a organização de Números Especiais sobre temas específicos em Educação, sendo que os volumes deverão conter entre 12 e 18 artigos, dos quais um terço ou mais devem ser de autores internacionais; um terço ou mais de autores que não estejam vinculados à UNESP ou à UAH; e até um terço de autores podem ser da UNESP ou da UAH. Neste caso, o organizador poderá enviar o volume proposto diretamente para o e-mail da revista, sendo responsável pela formatação do material dentro das normas estabelecidas. Todos os artigos terão avaliação idêntica aos números regulares, ou seja, passarão pela avaliação cega por pares.

A RIAEE não cobra taxa de submissão ou de publicação para autores e oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público em geral proporciona maior democratização à informação, condição para que cidadãos aprimorem o exercício da liberdade de escolha a partir de seus interesses ou acima deles. Mas às custas da tradução é parte dos autores e é realizada pelos nossos tradutores homologados, conforme normas e diretrizes para autores.

 

 

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Notícias

 

Llamada pública - Número Temático (Dossier) “Formación Inicial Docente”

 

Coordinadores:

Dr. Rubén Edel Navarro *
redel@uv.mx

Dra. Ramona Imelda García López **
igarcia@itson.edu.mx

Mtro. Gerson Edgar Ferra Torres ***
gferra@msev.gob.mx

* Universidad Veracruzana (UV), ** Instituto Tecnológico de Sonora (ITSON), *** Benemérita Escuela Normal Veracruzana “Enrique C. Rébsamen” (BENV), México.

 

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Justificación

El entorno global contemporáneo ha experimentado reconfiguraciones económicas, tecnológicas y sociales de especial relevancia para la transformación y armonización mundial, de manera particular ha trascendido en el rediseño de la sociedad posmoderna dos condiciones inherentes e indispensables para la Educación, las cuales adquieren un valor preponderante en y para el desarrollo social: Ser docente y Formar docentes

Ser docente, tema actual y nodal para la discusión y actividades de la sede de la UNESCO con motivo del Día Mundial de los Docentes, lo anterior a consecuencia de la saturación de estudiantes en las aulas, la insuficiente calidad para la formación de los docentes, así como por las carencias de desarrollo profesional en la carrera de los profesores, variables asociadas con efectos negativos en el aprendizaje (UNESCO, 2018). 

La segunda condición asociada con Formar docentes que, por su demanda de responsabilidad social, deberá ubicarse al mismo nivel de exigencia como en la formación de un médico o un juez (Mora, 2018), en virtud de considerárseles piezas sociales fundamentales para la sociedad moderna.

Ante la búsqueda de una nueva revalorización de la profesión docente y para contribuir al debate de su pertinencia, viabilidad, prospectiva y su relación con la sociedad del conocimiento y contribuir con el acervo y gestión del conocimiento sobre la Formación Inicial Docente, se plantean siete ejes o campos del conocimiento para la fundamentación de trabajos y aportes al número temático, que contemplan:

1) Innovación en la práctica docente,

2) Procesos de enseñanza aprendizaje,

3) Uso, incorporación e integración de las TIC,

4) Políticas, evaluación y prospectiva en la formación de profesores,

5) Atención a la diversidad y grupos vulnerables en el entorno social,

6) Educación e interculturalidad, y

7) Educación ambiental y sustentabilidad.

 

REQUISITOS Español
Para la posible publicación en el Dossier deberán atenderse los siguientes requisitos: <https://drive.google.com/file/d/1yCUD51egh9Fy0Hq7jOj0UTeWQh9xD4up/view?usp=sharing>

 

REQUISITOS
Para possível publicação no Dossiê, os seguintes requisitos devem ser atendidos: <https://drive.google.com/file/d/1e-m39ZeXm3ot010qZV3IyXS5xUBGp5ks/view?usp=sharing >

 
Publicado: 2020-05-23
 

Submission Editorial Politics and Articles Evaluation

 

We take the opportunity to inform our authors and readers about the Submission Editorial Politics and Articles Evaluation changes which will be embraced from March of 2020; 1) the articles may have at most 3 (three) authors – in case the article exceed that number, the authors  will have to send a letter justifying the reason and the participation of each author in the fowarded text; 2) RIAEE will apply an 1 (one) year embargo to the publish: authors who have publications in the year before will not be able to publish in the next year, even as co-authors.

We reaffirm yet that 1) articles which are not formatted in the template – avalable in the menu section ‘About’ - are not being accepted; 2) authors not registered in the jornal  are not being accepted, since that the author responsible to the submission must enter all the co-authors with the full data – name, e-mail, Lattes and OrcID links, institution, position and function, biography; 3) the references must have the correct link to access, which will be verified by the editorial staff; 4) are only being accepted doctoral students with support of their guiding as co-authors; 5) after the reviews and avaluation of the articles, if accepted, the authors will have to bear the homologated translators costs of our editorial staff for the purpose of full articles translations, and in the acceptance letter will be sent the procedures and requested adjustments.

As a commitment of expanding its penetration to spanish speakers countries, RIAEE is presenting its articles in portuguese and spanish. Fundamental to the process; the authors contribution and monitoring. It's also important to remind that we follow the procedures adopted by the Ethic Code on reasearch with human beings; we demand an originality and authorship declaration signed by all the co-authors; we respect the conduct rules about plagiarism, self-plagiarism or self-quote; clear atitudes in the standard operational procedure of the journal.

 
Publicado: 2020-04-01
 
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