Sobre a Revista
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) (ISSN online 1982-5587) é uma publicação científica de Acesso Aberto, online, editada pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Aceita contribuições em português, inglês e espanhol que são submetidas a um processo de avaliação por pares duplamente anônimo. Os trabalhos aceitos são publicados em inglês e em um segundo idioma (português ou espanhol), com periodicidade baseada em artigos (fluxo contínuo) e disponibilizados sob licença Creative Commons CC-BY, e organizados em edições anuais regulares, e/ou temáticas.
Foco e Escopo
O periódico tem como objetivo publicar trabalhos inéditos que contribuam para a prática, gestão e pesquisa, com foco na Educação dentro dos campos de análise da região Ibero-Americana. São aceitas para avaliação as contribuições enviadas por pesquisadores com titulação mínima equivalente a Doutorado, de trabalhos apresentados na forma de Artigos de Pesquisa, Artigos de Revisão, Artigos Teóricos, Relatos de Pesquisas, Relatos de Experiência, Ensaios, Resenhas, e Entrevistas, e classificados dentro de uma das temáticas abaixo:
- Filosofia e Historiografia da Educação;
- Política e Gestão de Unidades Educacionais;
- Pesquisa e Avaliação;
- Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação;
- Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas;
- Educação Sexual, Gênero e Valores;
- Escola Inclusiva e Educação Especial;
- Educação Básica;
- Educação Profissional e Técnica;
- Educação de Jovens e Adultos;
- Educação Superior;
- Educação ambiental;
- Internacionalização da Educação;
- Produção Científica Educação e humanidades; e
- Padrões de Internacionalização.
Acesse nossa página sobre a revista para conhecer mais detalhes.
Anúncios
Edição Atual
Créditos da arte de capa:
Danúbia da Silva Leão, 37 anos, nascida em Mirassol D'Oeste, Mato Grosso. Atriz socioambiental pertencente ao território da Bacia do Alto Paraguai. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2009), mestre (2014) e doutora (2024) em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso.
Artista livre: livre de técnicas e amarras sociais com objetivo comunicar a ciência e estimular pensamentos críticos que conduzam a educação ambiental sustentável. Atuante no Instituto de Pesquisa e Educação Ambienta - Gaia Pantanal, desde 2012. Professora de Ciências no ensino básico do Estado de Mato Grosso desde 2015.
Atualmente está como Formadora de Professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Diretoria Regional de Educação em Cáceres, Mato Grosso desde 2024.
Organizadores:
Vilmar Alves Pereira: Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil. Bolsista de Produtividade em Educação Nível II. Pós-Doutor Sênior em Educação (PDS/CNPq). Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-UNEMAT). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2548-5086. E-mail: vilmar.pereira@unemat.br.
Marilena Loureiro da Silva: Universidade Federal do Para - Brasil. Pós-Doutora em Educação. Professora Associada I, Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido/PPGDSTU/NAEA UFPA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9684-734X. E-mail: marilenals@ufpa.br.
Marcos Sorrentino: Ministério do Meio Ambiente. Pós-Doutor em Educação. Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4394-1655. E-mail: sorrentino.ea@gmail.com.
Artigos teóricos