Notas sobre desigualdade no Brasil
breve análise de pontos relevantes da década de 2000 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.64997/2358-5951-14352Palavras-chave:
Desigualdade, Distribuição da renda, TributaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir brevemente alguns pontos relevantes sobre a distribuição de renda e desigualdade da década de 2000 e meados de 2010. A escolha desse recorte se explica pela inflexão que apresenta: ao mesmo tempo em que a década de 2000 apresentou uma melhoria da distribuição de renda que pode ser atribuída, em parte, pela valorização dos salários e crescimento do setor de serviços, observou-se um aumento da apropriação da renda nacional pelo topo da pirâmide. Os reflexos dessa inflexão vieram à tona com a crise econômica brasileira, a partir de 2010, que revelou o real problema de desigualdade e a má distribuição de renda. Para que esse objetivo seja alcançado, a pesquisa adotará como metodologia dois passos. Primeiramente, serão exibidos alguns pontos importantes da distribuição da renda brasileira e da desigualdade de acordo com autores que se debruçaram sobre o tema. Em seguida, será apresentada uma análise empírica com os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, que contribuirá para a avaliação dos impactos das desigualdades sociais que incidem no salário do brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Iniciativa Econômica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista Iniciativa Econômica.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.