O gênero gótico em Gone home: uma análise à luz da intertextualidade

Autores

  • Naiara Sales Araújo UFMA ‒ Universidade Federal do Maranhão ‒ Programa de Pós-graduação em Letras ‒ Língua e Literatura Inglesa ‒ São Luis ‒ MA
  • Ludmila Gratz Melo UFMA ‒ Universidade Federal do Maranhão ‒ Programa de Pós-graduação em Letras ‒ São Luis ‒ MA

Palavras-chave:

Gênero Gótico, Gótico Literário, Intertextualidade, Videogames,

Resumo

Videogames oferecem um campo ideal para avanços na maneira como contamos histórias. Um jogo eletrônico, por exemplo, é constituído por elementos visuais, sonoros e interativos, contribuindo para o desenvolvimento de narrativas cada vez mais complexas e imaginativas. Essa estrutura multimídia do meio permite a presença, em um único game, de uma gama de textos. Esse é o caso do jogo Gone home, desenvolvido pela equipe da The Fullbright Company em 2013. Na narrativa do videogame, o jogador explora uma casa aparentemente assombrada e cheia de clichês de filmes de terror. A principal inspiração para a história parece ser a estrutura das obras literárias góticas produzidas na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX. O presente artigo tem como objetivo analisar a obra Gone home à luz do gênero gótico e dos estudos sobre intertextualidade.

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Publicado

27/02/2019

Edição

Seção

O Gótico e as Mulheres