A beleza do gesto: (des)compassos entre a ética da arte e a estética da vida

Autores

  • Marcela Ulhôa Borges Magalhães CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo “ Nilo de Stefani” ‒ Jaboticabal ‒ SP

Palavras-chave:

Acontecimento, Estética, Ética, Le beau-geste, Semiótica,

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito das relações possíveis entre ética e estética tanto no âmbito da arte quanto no da existência dos sujeitos, por meio de uma investigação semiótica que persegue os caminhos teóricos trilhados pelo Greimas de De l’imperfection (1987), de modo a melhor compreender a estrutura do acontecimento estético, bem como suas relações com a ética da existência. Para tanto, será necessário regressar a alguns autores fundamentais em quem Greimas inspirou-se, dentre os quais se destaca Jean Galard, autor de La beauté du geste (1986), texto que inspirou Greimas a escrever o artigo “Le beau geste” (2014), que desenvolve, como se pretende demonstrar aqui, os fundamentos estruturais do fenômeno do acontecimento delineado em De l’imperfection (1987), obra que estabeleceu uma virada epistemológica no pensamento greimasiano e na teoria semiótica de modo geral. Ademais, serão também explorados autores da Linguística e da Teoria Literária que refletiram sobre questões que concernem à ética e à estética, a exemplo de Paul Valéry, Roman Jakobson, Joseph Brodsky, dentre outros.

Biografia do Autor

Marcela Ulhôa Borges Magalhães, CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo “ Nilo de Stefani” ‒ Jaboticabal ‒ SP

Doutora em Estudos Literários Pela UNESP Fclar

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Publicado

27/02/2019

Edição

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