O olhar cruzado

gênero e raça na construção da alteridade do sujeito colonial em “The nuisance”, de Doris Lessing

Autores

  • Isabela Christina do Nascimento Sousa Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade. Campina Grande – PB – Brasil.
  • Aldinida Medeiros UEPB – Universidade Estadual da Paraíba – Centro de Humanidades – Departamento de Letras. Guarabira – PB – Brasil.

Palavras-chave:

Colonização, Gênero, Alteridade

Resumo

Neste trabalho é proposta a análise do conto “The nuisance”, parte da coletânea African stories (2014) e, escrito pela autora iraniana Doris Lessing, com o objetivo de mostrar como se constrói a alteridade do sujeito colonial por meio do olhar do narrador, que ocupa a posição de colonizador, buscando expor como o gênero age na construção das diferenças entre o homem e a mulher negra dentro da narrativa. Para o alcance dos objetivos estipulados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, apoiandose principalmente nos textos de Hooks (2020), Bhabha (1998) e Bahri (2013). Em “The nuisance” (2014), o sujeito colonizado é determinado por fora; pelo olhar do Eu colonizador, o narrador lhe atribui características selvagens e o descreve na maioria das vezes por intermédio de comparações com animais. Além disso, seus direitos a nome e sentimentos são negados, reforçando, destarte, o processo de objetificação que sofre durante o processo de colonização. É possível observar, ainda, a valorização da masculinidade e com isso a legitimação da submissão feminina; além de vítima do racismo, a mulher negra é também subjugada cultural e socialmente por conta do seu gênero.

Downloads

Publicado

30/03/2022

Edição

Seção

Literaturas pós-coloniais e formas do contemporâneo