Uma esponja de emoções humanas

papéis sociais femininos na estrutura narrativa de To the lighthouse a partir de Frankenstein

Autores

  • Erica Munhoz Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Crítica literária feminista, Estrutura narrativa, Mary Shelley, Virginia Woolf

Resumo

Este trabalho almeja demonstrar como a estrutura narrativa do romance To the lighthouse, de Virginia Woolf, espelha aspectos da sua personagem Mrs. Ramsay, tomando a metáfora da “esponja de emoções humanas” (WOOLF, 1992) como figura que resume a função narrativa de Mrs. Ramsay no romance, assim como sua função social de esposa e mãe. Parte-se, para tanto, de uma aproximação comparativa com a estrutura de Frankenstein, de Mary Shelley, cujas múltiplas narrativas formam círculos concêntricos (LECERCLE, 1997), espelhando as metáforas da maternidade analisadas na obra pela crítica literária feminista. Procedimentos como a indistinção entre marcadores de voz em Frankenstein (NEWMAN, 1986) podem ser relacionados, por exemplo, com a dissolução de uma voz narrativa objetiva na obra de Woolf (AUERBACH, 1971), sugerindo pontos de contato entre as autoras que, historicamente separadas justamente pelo realismo do século XIX, se tornam figuras-chave no desenvolvimento do romance moderno. As discussões a respeito da mulher e da literatura não estão limitadas, na obra de Woolf, assim como se observava a respeito de Shelley, apenas à representação feminina, mas permeiam o texto em níveis formais e estilísticos.

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Publicado

29/09/2022

Edição

Seção

Literaturas de expressão feminina: ecos do século XIX