Da casa repleta ao quarto vazio
sobre habitar palavras em Virginia Woolf
DOI:
https://doi.org/10.58943/irl.v1i61.20129Palavras-chave:
Virginia Woolf, Mrs. Dalloway, Jacob's Room, A Woman's College from OutsideResumo
Neste artigo, proponho que, em diversas instâncias, é possível observar a escrita da autora britânica Virginia Woolf (1882-1941) resgatando, subvertendo e/ou reconfigurando estruturas normativas de inteligibilidade cultural a partir do complexo metafórico da “casa” e do “cômodo”, simultaneamente produzindo lares temporários e/ou duradouros enquanto subtexto nessa escrita. Dessa maneira, a “casa” e seus quartos irão figurar em romances como Jacob’s Room (1922) e Mrs. Dalloway (1925), bem como em fragmentos como “A Woman’s College from Outside” (1926) enquanto espaço delimitador das fronteiras entre o pertencimento e a marginalidade – ora nos informando acerca das estruturas que materializam essa habitação no centro de uma nação, ora nos revelando as rachaduras e as zonas de indeterminação que a ficção é capaz de abrir a partir dessas imagens.
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