Sim não talvez

a ironia e a construção de efeitos de sentido de simultaneidade em Pedro e Paula, de Helder Macedo

Autores

  • Camila da Silva Alavarce Universidade Federal de São Carlos
  • Julio Miguel Domingues da Silva Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Larissa Bistafa Antunes de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i60.20266

Palavras-chave:

Helder Macedo, Feminino, Ironia, Simultaneidade

Resumo

Este artigo analisa como os efeitos de sentido em Pedro e Paula (1998), de Helder Macedo, são atravessados pela ironia, elemento central na construção da narrativa. A partir da perspectiva de Hutcheon (1991), a ironia é compreendida como uma ferramenta discursiva fundamental para a articulação das identidades e das relações de poder na obra. Fundamentando-se também nas teorias de Hall (2006) e Rorty (2007), a análise investiga a identidade como um processo fluido e historicamente situado, bem como a construção das subjetividades pela linguagem. O maior exemplo desse efeito irônico manifesta-se na personagem Paula, cuja trajetória evidencia deslocamentos e negociações identitárias ao longo da obra.

Downloads

Publicado

24/06/2025

Edição

Seção

Helder Macedo: uma homenagem ao escritor, ao crítico, ao poeta